Sustentabilidade e investimento em cultura

Durante muito tempo o homem utilizou-se dos recursos naturais do planeta sem se preocupar com os efeitos dessa conduta. Após a Segunda Guerra Mundial ficou claro à comunidade mundial a capacidade que a humanidade tem de se auto-destruir: bombas, exaustão da natureza, divisão desigual de rendas, tudo desvelado em um panorama mundial temerário.
As instituições do chamado primeiro setor (Estado) iniciaram tratativas globais de redução de fatores destrutivos. Mais recentemente, surgiram as iniciativas do terceiro setor na tentativa de reduzir desigualdades, preservar o meio ambiente, promover a cidadania, etc.
As empresas, na qualidade de segundo setor da economia, não estão fora dessa nova corrente ética. São compelidas cada vez mais a adotar condutas socialmente responsáveis.
Assim, as empresas não podem mais ser vistas como “edifícios onde entra matéria prima e sai produto finalizado, em troca de lucro”. O setor privado tem função social. De dentro de seus edifícios tem saído mais do que produtos e serviços. Tem saído investimento socioamobiental.
Veja-se: investir em valores éticos, em promoção da cidadania, em preservação ambiental não é mais tarefa exclusiva das políticas públicas. Claro está que o Estado sozinho, não dá conta mesmo. Também não há que se pensar que somente o terceiro setor trabalhe nessa área. A iniciativa privada agora é chamada para buscar desenvolvimento sustentável sob o ponto de vista ecológico, social e financeiro.
Por isso investir em cultura é garantir sustentabilidade: promover a identidade nacional é preservar o patrimônio, resgatar a memória da cultura, incentivar a produção de novos talentos. Assim se está garantindo o debate, a inserção social de mais e mais pessoas, o reconhecimento histórico. Está se garantindo que o meio em que a empresa está trabalhando é de indivíduos sensibilizados artisticamente, mais capazes de raciocinar sua condição no mundo. Reduz-se fatores nocivos das desigualdades quando todos se vêm como parte de um panorama cultural maior.
O retorno é garantido!

Tags:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Consultoria multidisciplinar para negócios criativos. Marcas, patentes, softwares, franquias, cultura: você inova e nós ajudamos a realizar!

↓ More ↓